A COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO EXPOSITIVO

Authors

  • Juliana Regiani Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).
  • Luciane Baretta Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83328

Keywords:

Leitura, Compreensão leitora, Textos expositivos, reconto oral.

Abstract

A leitura se inicia na decodificação das letras, passa à compreensão literal, inferencial e vai até à compreensão profunda de um texto. Os professores de línguas possuem papel fundamental no ensino de estratégias para que seus alunos se tornem leitores proficientes. Os textos expositivos são importantes na construção da criticidade dos alunos, pois trazem informações que instigam a sua reflexão, pois, normalmente, estão mais acostumados a ler textos narrativos, na escola e no seu cotidiano. O objetivo deste artigo é mostrar a relevância do ensino da compreensão leitora de textos expositivos para que os alunos alcancem proficiência e se tornem cidadãos críticos. Sugere-se trabalhar com o reconto oral como instrumento de avaliação e ensino da compreensão leitora de textos expositivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Regiani Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Bolsita CAPES.

Luciane Baretta, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Professora do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Published

2018-11-22

How to Cite

REGIANI PEREIRA, J.; BARETTA, L. A COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO EXPOSITIVO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 213–228, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83328. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83328. Acesso em: 25 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos de estudos linguísticos