A COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO EXPOSITIVO
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.83328Keywords:
Leitura, Compreensão leitora, Textos expositivos, reconto oral.Abstract
A leitura se inicia na decodificação das letras, passa à compreensão literal, inferencial e vai até à compreensão profunda de um texto. Os professores de línguas possuem papel fundamental no ensino de estratégias para que seus alunos se tornem leitores proficientes. Os textos expositivos são importantes na construção da criticidade dos alunos, pois trazem informações que instigam a sua reflexão, pois, normalmente, estão mais acostumados a ler textos narrativos, na escola e no seu cotidiano. O objetivo deste artigo é mostrar a relevância do ensino da compreensão leitora de textos expositivos para que os alunos alcancem proficiência e se tornem cidadãos críticos. Sugere-se trabalhar com o reconto oral como instrumento de avaliação e ensino da compreensão leitora de textos expositivos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.