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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

– Informações gerais: os Cadernos do IL recebem submissões de artigo apenas por meio do acesso ao endereço eletrônico seer.ufrgs.br/cadernosdoil. Para fazer seu cadastro, clique aqui. Se você já tem cadastro, faça o login.

Os Cadernos do IL procuram encorajar a produção e a divulgação de conhecimento sobre Estudos Linguísticos e Estudos Literários de alunos de pós-graduação e de professores (caso alunos de graduação queiram fazer submissão de artigo, será necessário coautoria com docente). Não há números temáticos. Números Especiais poderão ser temáticos.

Observações para os artigos submetidos em 2019

A confirmação da avaliação do artigo está condicionada à adequação desse às normas de submissão e ao limite máximo de artigos para avaliação em cada número. Serão avaliados os primeiros 20 artigos submetidos em cada área temática (Literatura e Linguística) que atenderem às "Diretrizes para Autores". Os demais artigos submetidos que não seguirem esses quesitos (ou seja, não estiverem nas normas de submissão e/ou excedam os 20 artigos por área) serão devolvidos aos autores dentro de até 60 dias após o término do período de submissão.

Importante: a simples confirmação da avaliação do artigo não implica necessariamente que o artigo esteja aprovado para publicação.

 

– Em relação a plágio e autoplágio e a outros assuntos relativos à ética editorial, a revista se reserva o direito de não publicar textos que violem diretrizes básicas para a integridade na atividade científica. Para tanto, a revista observa as instruções do CNPq disponibilizadas em http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes.

 

– Disponibilizamos, http://bit.ly/2v1LU7l, um modelo de arquivo Word para a redação do artigo, de acordo com as normas de publicação descritas abaixo. Recomenda-se usar esse arquivo para submeter o texto.

 

– Formatação: os trabalhos devem ter no mínimo 6 mil palavras e no máximo 9 mil palavras e devem ser escritos com formato .doc ou .docx, folha tamanho A4, todas as margens de 3 cm, fonte Times New Roman, corpo 12 (salvo quando indicado de outra forma nestas diretrizes), espaçamento simples, alinhamento justificado, com entrada de parágrafo de 1,25 cm e sem numeração de páginas.

 

– Título: no alto da primeira página, centralizado, grafado em maiúsculas, corpo 16, negrito.

 

– Título em inglês: um espaço simples abaixo do título no idioma do trabalho, deve ser inserido obrigatoriamente o título em inglês, centralizado, grafado em maiúsculas, corpo 16, negrito.

 

– Identificação*: o nome do autor deve aparecer dois espaços simples abaixo do título em inglês, justificados à direita, corpo 12, sem negrito, com maiúsculas apenas para iniciais, seguido(s) de nota de rodapé marcada por asterisco (ou mais de um asterisco no caso de mais de um autor), indicando vínculo e instituição, maior titulação, instituição em que foi obtido o maior título, agência de fomento e e-mail (p. ex., professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor pela Universidade de São Paulo, bolsista de produtividade do CNPq, professor@ufrgs.br). Quando houver mais de um autor, os nomes devem ser dispostos um abaixo do outro, sendo um asterisco para o primeiro autor, dois para o segundo, três para o terceiro e assim sucessivamente.

* A identificação do autor não deve ser inserida no arquivo de texto enviado para avaliação (no ato da submissão). Deve ser inserida pelo autor apenas depois da avaliação realizada, quando o artigo aceito já estiver na etapa de edição textual.  

 

– Resumo: dois espaços simples abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), justificado à esquerda, precedido da palavra RESUMO com dois pontos, em negrito, itálico, maiúsculas e corpo 10. O texto deve ter entre 80 e 120 palavras, estar em itálico, minúsculas e corpo 10, sem entrada de parágrafo e ser seguido a um espaço simples das palavras-chave.

 

– Palavras-chave: precedidas da expressão PALAVRAS-CHAVE com dois pontos, em negrito, itálico, maiúsculas e corpo 10, devem ser até quatro, separadas por ponto e vírgula, com ponto final e sem entrada de parágrafo, em itálico, minúsculas e corpo 10, sendo seguidas a um espaço simples da versão do resumo em língua estrangeira.

 

– Abstract/Résumé/Resumen/Zusammenfassung/Riassunto: é obrigatória a inserção do resumo em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol, alemão ou italiano) após as palavras-chave, justificado, precedido da palavra correspondente (ABSTRACT/RÉSUMÉ/RESUMEN/ZUSAMMENFASSUNG/RIASSUNTO) com dois pontos, em negrito, itálico, maiúsculas e corpo 10. O texto deve ter estar em itálico, minúsculas e corpo 10, sem entrada de parágrafo e ser seguido a um espaço simples das palavras-chave.

 

– Keywords/Mots-clés/Palabras-clave:/Schlüsselwörter/Parole chiave: é obrigatória a inserção das palavras-chave em língua estrangeira após o resumo em língua estrangeira, precedidas da expressão correspondente (KEYWORDS/MOTS-CLÉS/PALABRAS-CLAVE/SCHLÜSSELWÖRTER/PAROLE CHIAVE) com dois pontos, em negrito, itálico, maiúsculas e corpo 10. Devem ser até quatro keywords, separadas por ponto e vírgula, com ponto final e sem entrada de parágrafo, em itálico, minúsculas e corpo 10, sendo seguidas a um espaço simples do resumo em outra língua estrangeira, da epígrafe ou do início do trabalho.

 

– Quando houver uso de divisões de texto, os títulos devem ser precedidos de dois espaços simples e seguidos de um espaço simples e obedecer ao seguinte padrão:

  • Títulos de seção: em negrito, numerados em números cardinais (não seguidos de ponto) e sem entrada de parágrafo. Ex.: 1 A poesia cotidiana.

    • A Introdução e as Considerações finais/Conclusão são consideradas seções e devem ser numeradas caso constem no artigo.

  • Títulos de subseção: em itálico, com entrada de parágrafo (1,25 cm) e numerados em números cardinais (não finalizado com ponto). Ex.: 1.1 A poesia cotidiana na rua / 1.2 A poesia cotidiana na escola.

 

– Citações:

  • As citações com menos de quatro linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas duplas e seguidas do nome do autor, ano da obra e página entre parênteses: (PARRET, 1988, p. 234).

 

  • As citações com quatro linhas ou mais devem ser apresentadas com margem própria de 4 cm, corpo 10, sem aspas, separadas do texto antecedente e precedente por um espaço simples e seguidas das referências, como, por exemplo, (CÂNDIDO, 1995, p. 19).

 

  • Se o nome do autor estiver citado dentro do texto seguido de uma citação direta de trecho do texto, indica-se data e página entre parênteses. Ex.: Chomsky (1981, p. 100) assinala que ''a faculdade da linguagem...''.

 

  • Se o nome do autor estiver citado dentro do texto sem citação direta de trecho do texto, indica-se apenas a data, entre parênteses. Ex.: Silva (1987) assinala que...

 

  • Nunca usar: idem, ibidem ou op. cit.

 

– Notas: exclusivamente explicativas, em rodapé, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, apresentadas em espaçamento simples, corpo 10, justificadas à esquerda.

 

– Tabelas, quadros e gráficos: precedidos de dois espaços simples e seguidos de dois espaços simples. O título deve estar em fonte 12 e centralizado, sendo precedido da palavra Tabela/Quadro/Gráfico (apenas a inicial em maiúscula) seguida de numeração consecutiva em algarismos arábicos e travessão e sucedida do respectivo título. Ex.: Quadro 1 – Normas dos Cadernos do IL. As tabelas devem ser reservadas para números.

 

– Figuras:

 

  • Devem estar incorporadas no texto, com indicação da fonte em corpo 10, precedida da palavra "Fonte" (apenas a inicial em maiúscula) e de dois pontos, no canto superior direito da figura. Ex.: Fonte: SILVA, 1987, p. 73.

 

  • Se forem enviadas em arquivo à parte, em formato .jpg ou .tif, em resolução 300 dpi, e deve ser indicado, no corpo do texto, o local onde a figura deve ser inserida.

 

  • A legenda deve estar abaixo da figura, sem espaçamento, precedida da palavra "Figura" (apenas a inicial em maiúscula), seguida de numeração consecutiva com algarismos arábicos, sucedida de travessão e da respectiva legenda. Por ex.: Figura 2 – Texto.

 

  • A revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por essa razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por e-mail uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus para os Cadernos do IL.

 

– Referências: o termo "referências" deve ser digitado em corpo 12, em maiúsculas e negrito, a dois espaços simples abaixo da última linha textual. Deve ser seguido, um espaço após, somente das referências citadas no trabalho, as quais devem ser ordenadas alfabeticamente, em espaço simples, justificadas à margem esquerda e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

O elemento “título” deve ser destacado em itálico (não utilizar negrito ou sublinhado). O subtítulo não deve ser destacado. Em obras sem indicação de autoria, cujo elemento de entrada seja o próprio título, não deve ser feito uso de itálico. Nesse caso, o destaque se dá pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra (incluindo artigos e palavras monossilábicas iniciais, se houver).

 

Caso o autor opte pelo uso de elementos complementares nas referências (por exemplo, autoria da tradução, tamanho, título original, ISBN, etc.), deve incluí-los em todas as referências do mesmo tipo de documento.

Para documentos online (de qualquer tipo), deve-se referenciar o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:” (sem < >), e a data de acesso (com o mês abreviado), precedida da expressão “Acesso em:”.

 

  • Livro de um autor: DOSTOIEVSKI, Fiodor Mikhailovitch. O jogador. Tradução: Moacir Werneck de Castro. 2a. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.

 

  • Livro de mais de um autor: ORLANDI, Eni Puccinelli; GUIMARÃES. Eduardo; TARALLO, Fernando. Vozes e contrastes: discurso na cidade e no campo. São Paulo: Cortez, 1989.

 

  • Capítulo de livro de mesmo autor: CANDIDO, Antonio. Os primeiros baudelairianos. In: ______. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987. p. 23-28.

 

  • Capítulo de livro de autor diferente: GUIMARÃES, Eduardo. Independência e morte. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993. p. 27-30.

 

  • Periódico (coleção): Exemplo 1: INFORMAÇÃO E CULTURA. Porto Alegre: Diretório Estadual de Cultura, 1976-1989. Mensal. Exemplo 2: GLOBO RURAL. São Paulo: Rio Gráfica, 1985-. Mensal.

 

  • Artigo de periódico (especializado ou não – jornais diários, revistas semanais etc.): MATEUS, Maria Helena Mira. Unidade e variação na língua portuguesa: memória colectiva e memória fraccionada. Organon – Revista do Instituto de Letras da UFRGS, Porto Alegre, v. 8, n. 21, p. 35-42, jan. 1994.

 

  • Trabalho acadêmico (trabalho de conclusão, dissertações, teses etc.): ANGORAN, Anasthasie Adjoua. Gonçalves de Magalhães, Cruz e Sousa e Solano Trindade: três manifestações da presença francesa na literatura brasileira; um olhar africano. 2004. Tese (Doutorado em Letras) − Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, RS, 2004.

 

  • Eventos (anais, congressos, seminários, encontros etc.): CONGRESSO DA ABRALIC, 3, 1995, São Paulo. Anais: Limites. São Paulo: Edusp/ABRALIC, 1995.

 

  • Site com indicação de autoria: VERAS, Luciana. Riobaldo e Diadorim no meio do redemoinho. Recife: Revista Continente, 8 jul. 2018. Disponível em: https://www.revistacontinente.com.br/secoes/reportagem/riobaldo-e-diadorim-no-meio-do-redemoinho. Acesso em: 30 mar. 2019.


  • Site sem indicação de autoria: LITERATURA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura&oldid=54642281. Acesso em: 30 mar. 2019.


 

  • Filme: VINGANÇA. Direção de Tony Scott. Estados Unidos: Hunt Lowry, Paris Filmes, 1989. 1 filme (124 min), son., color., 35mm. Título original: Revenge. Legendas em português.

 

  • CD: GLOBO COLLECTION JAZZ. Rio de Janeiro: Globo, 1995. 1 CD com 13 faixas (60min 18seg). Vários intérpretes.

 

 

  • No caso de mais de um material com o mesmo autor, a partir do segundo material, o nome do autor é substituído por uma linha contínua de seis toques seguida de ponto final, conforme exemplo abaixo. As referências de obras de um mesmo autor devem ser ordenadas cronologicamente, iniciando pela mais antiga.  

ARROJO, Rosemary. Tradução, desconstrução e psicanálise. São Paulo: Imago, 1993.

 

______. Oficina de tradução. São Paulo: Ática, 1999.

 

  • Referências de mesmo autor e mesmo ano devem ser especificadas através de letras minúsculas, em ordem alfabética, seguindo-se ao ano da publicação, tanto nas referências como no corpo do artigo, conforme o exemplo abaixo:

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Vinte luas: viagem de Paulmier de Gonneville ao Brasil 1503-1505. 2a. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996a.

 

______. Da cólera ao silêncio. Cadernos de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 2, p. 61-77, set. 1996b.


  • Para referências de outros tipos de materiais e dúvidas, observar as orientações da NBR 6023:2018 da ABNT.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice (desde que não ultrapassem 2MB).
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).

(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.