Propaganda e educação sanitária na década de 1970: “Povo desenvolvido é povo limpo”
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.7973Palavras-chave:
Educação sanitária, Propaganda institucional, Período militar, SujismundoResumo
A campanha de educação sanitária “Povo desenvolvido é povo limpo”, protagonizada pelo personagem denominado “Sujismundo”, repercutiu de maneira marcante na década de 1970. Este artigo analisa a repercussão da campanha no contexto histórico do período militar e do projeto de desenvolvimento para o Brasil. A campanha publicitária foi contratada pela recém-criada Assessoria Especial de Relações Públicas (Aerp) e veiculada, inicialmente, durante o governo de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974). Pretende-se enfatizar três aspectos relacionados à campanha e ao período em questão: a importância que a educação sanitária assumiu para o projeto de desenvolvimento brasileiro; a criação da campanha e suas finalidades e, por fim, a polêmica gerada pelo personagem Sujismundo nos meios de comunicação e no governo militar. Criada com o objetivo de transformar os hábitos de higiene e de cuidados sanitários, a campanha tornou-se emblemática para um novo momento na história da comunicação no Brasil.
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