A pesquisa em história e fotografia no Brasil: notas bibliográficas

Charles Monteiro

Resumo


Esse artigo reúne uma série de reflexões e notas bibliográficas sobre a produção historiográfica brasileira acerca da relação entre história, fotografia e cultura visual. Sem a pretenção de ser exaustivo nessa revisão bibliográfica, a proposta é esboçar um balanço sobre as principais problemáticas e questões teórico-metodológicas nas pesquisa sobre história e fotografia.

Palavras-chave


História e fotografia; Cultura visual; Historiografia brasileira; Teoria e metodologia da história

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A fotografia a serviço de Clio. Uma interpretação da História Visual da Revolução Mexicana (1900-1940). São Paulo: Unesp, 2006.

BORGES, Maria Eliza Linhares. Práticas fotográficas em uma realidade de localização periférica: o caso do Foto Clube de Minas Gerais. Boletim (Grupo de estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia), v. 2, p. 65-72, 2007.

COSTA, Mario. A superfície fotográfica. In: FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (Orgs). Imagem e conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006, p. 179-192.

DE PAULA, Jeziel. 1932: imagens construindo a história. Campinas: UNICAMP, 1998.

DEBRAY, Regis. Vida e morte da imagem. Uma história do olhar no Ocidente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

DUBOIS, P. O Ato fotográfico e outros ensaios. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.

FABRIS, Annateresa (Org.) Fotografia: Usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1997.

_________. Identidades virtuais. Uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

FABRIS, Annateresa. A imagem técnica: do fotográfico ao virtual. In: FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (Orgs). Imagem e conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006, p. 157-178.

FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos (Orgs). Imagem e conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006.

FERNANDES JÚNIOR, Rubens. História da fotografia no Brasil: panorama geral e referências básicas. 3. ed. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2002.

GAWRYSZEWSKI, A. (Org.). I Encontro Nacional de Estudos da Imagem. 1. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007. v. 1. 953 p.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ática, 1989.

_________. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v.8, n.12, p. 97-115, jan-jun, 2006.

KERN, Maria Lúcia Bastos. Tradição e modernidade: a imagem e a questão da representação. Estudos Ibero-Americanos, PUCRS, v. XXXI, n. 2, p. 7-22, dezembro 2005.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura visual e curadoria em museus de História. Estudos Ibero-Americanos, PUCRS, v. XXXI, n. 2, p. 53-77, dez. 2005.

_________. Fotografia e cidade. Da razão urbana à lógica de consumo. Álbuns de São Paulo (1887-1954). Campinas, SP: Mercado das Letras; São Paulo: FAPESP, 1997.

MAUAD, Ana Maria de S.A. Essus. Sob o signo da imagem: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação social pela classe dominante no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. Niterói, UFF, Programa de Pós-Graduação em História Social, 1990, 2 v. (dissertação de mestrado).

_________. Através da Imagem: Fotografia e história – Interfaces. Revista Tempo, v.1., n. 2, Universidade Federal Fluminense, Departamento de História. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, , p. 73 -98, 1996.

_________. Fotografia e História – possibilidades de análise. In: CIAVATTA, M.; ALVES, Nilda (Orgs.). A leitura de imagens na pesquisa social. História, comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2004, p. 19-36.

_________. Flávio Damm, profissão fotógrafo de imprensa: o fotojornalismo e a escrita da história contemporânea. História, Franca, v. 24, n. 2, p. 41-78, 2006.

MENDES, Ricardo. Once upon a time: uma história da história da fotografia brasileira. Anais do Museu Paulista, USP, ano /v. 6/7, n. 7, p. 183-206, 2003.

MENEGUELLO, C. Modos de ver, modos de registrar: a fotografia de arquitetura na virada dos séculos XIX e XX. In: XXIV Simpósio Nacional de História (ANPUH - Associação dos Professores de História), 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História (ANPUH - Associação dos Professores de História), 2007.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, p. 11-36, jul. 2003.

_________. Rumo a uma “História Visual”. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; NOVAES, S. C. (Orgs.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru, SP: EDUSC, 2005, p. 33-56.

MIRZOEFF, Nicolas. An introduction to visual culture. London: Routledge, 1999.

MONTEIRO, Charles. História, fotografia e cidade: reflexões teórico-metodológicas sobre o campo de pesquisa. Métis História&Cultura, v. 5, n. 9, , p. 11-23, jan-jul, 2006.

_________. Imagens sedutoras da modernidade urbana: reflexões sobre a construção de um novo padrão de visualidade urbana nos anos 1950. Revista Brasileira de História ANPUH, n. 53, v. 27, p. 159-176, 2007.

POSSAMAI, Zita R. Cidade Fotografada: memória e esquecimento nos álbuns fotográficos – Porto Alegre, décadas de 1920 e 1930. Porto Alegre, 2005. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2 vol. 468p.

_________. O circuito social da fotografia em Porto Alegre (1922 e 1935). Anais do Museu Paulista, jun. ano/v. 14, n.1, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, p. 263-289, 2006.

ROUILLÉ, André. La fotographie. Paris: Gallimard, 2005.

SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. 2. ed. São Paulo: SENAC; Hucitec, 2005.

SANTAELLA, Lúcia. Os três paradigmas da imagem. In: ETIENNE, Samain (Org.). O fotográfico. 2. ed. São Paulo: Editora Hucitec; Editora Senac São Paulo, 2005, p.295-307.

SANTOS, Alexandre Ricardo dos. A fotografia e as representações do corpo contido: Porto Alegre 1890-1920. Porto Alegre, 1997. 2 vol. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SANTOS, A. R.; PAIVA, J. (Orgs.). Alair Gomes: um voyeur natural. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura, 2008. 52 p.

SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco. Sobre o campo de visibilidade: entre o passado e o futuro. Anais do Museu Paulista, v. 15, p. 93-98, 2007.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos – a fotografia e as exposições na era do espetáculo. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

_________. Uma cultura fotográfica. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília: IPHAN, n. 27, p. 7-15, 1998.

_________. Paisagem construída: fotografia e memória dos “melhoramentos urbanos” na cidade do Rio de Janeiro. Varia História, Belo Horizonte, v. 22, n. 35, p. 64-78, jan-jun 2006.




DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7965

Anos 90 - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul