Os desafios na produção do conhecimento histórico sob a perspectiva do Tempo Presente

Autores

  • Enrique Serra Padrós

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.6356

Palavras-chave:

Tempo Presente, História do Tempo Presente, Produção de conhecimento histórico

Resumo

O artigo examina algumas questões referentes à produção do conhecimento histórico, relacionando-as com a abordagem da História do Tempo Presente. As reflexões sobre o Tempo Presente como campo de análise da História têm se multiplicado nos últimos anos. Elas expressam: a tentativa de delimitar esse campo de análise e de intervenção do historiador; a adequação do seu arsenal teórico-metodológico; e a elaboração de novos instrumentos que lhe permitam enfrentar eficientemente o desafio da aceleração histórica das últimas décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÉDARIDA, François. As responsabilidades do historiador expert. In: BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique (Org.). Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora FGV, 1998.

BERNSTEIN, Serge; MILZA, Pierre. Conclusão. In: CHAUVEAU, Agnès; TÉTARD, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique (Org.). Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora FGV, 1998.

______. Em que pensam os historiadores. In: ______. Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora FGV, 1998.

BRAUNSTEIN, N. A. et al. Psicología: ideología y ciencia. México: Siglo XXI, 1979.

CHARTIER, Roger. A visão do historiador modernista. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

CHAUVEAU, Agnès; TÉTARD, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

CHESNEAUX, Jean. ¿Hacemos tabla rasa del pasado? Madrid: Siglo XXI, 1984.

DIAS, Reginaldo. Considerações sobre a História Imediata e o colapso do chamado Socialismo Real. Pós-História, Assis-SP, n.3, p. 57-75, 1995.

DUSSEL, Inés; FINOCCHIO, Silvia; GOJMAN, Silvia. Haciendo memoria en el país de Nunca Más. Buenos Aires: EUDEBA, 1997.

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Org.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru, SP: EDUSC, 1998.

______. História depois do fim da História. Bauru, SP: EDUSC, 1998.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LACOUTURE, Jean. A história Imediata. In: LE GOFF, Jacques (Org.). A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LE GOFF, Jacques. Memória e História. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1996.

LE GOFF, Jacques. A visão dos outros: um medievalista diante do presente. In: CHAUVEAU, Agnès; TÉTARD, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

PAILLARD, Bernard. História Imediata. In: BURGUIÈRE, André. Dicionário das Ciências Históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

PEREYRA, Carlos et al. Historia ¿para qué? Buenos Aires: Siglo XXI, 1984.

RÉMOND, René. Algumas questões de alcance geral à guisa de introdução. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Org.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

RIOUX, Jean-Pierre. Pode-se fazer uma história do presente? In: CHAUVEAU, Agnés; TÉTARD, Philippe. Questões para a história do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

RODRIGUES, Gabriela; PADRÓS, Enrique Serra. História Imediata e Pensamento Único: reflexões sobre a História e o ensino de História. In: HELFER, Nadir; LENSKIJ, Tatiana. Memória e ensino de história. Santa Cruz, RS: Ed. UNISC, 1999.

VIDAL-NAQUET, Pierre. Los asesinos de la memoria. Madrid: Siglo XXI, 1994.

VILAR, Pierre. A memória viva dos historiadores. In: BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique (Org.). Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora FGV, 1998. Entrevista.

Downloads

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Padrós, E. S. (2004). Os desafios na produção do conhecimento histórico sob a perspectiva do Tempo Presente. Anos 90, 11(19), 199–223. https://doi.org/10.22456/1983-201X.6356