A África de Valentin Mudimbe e o desconstruir de uma ordem do conhecimento

Autores

  • Priscila Maria Weber Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.49228

Palavras-chave:

Pensamento Africano, África, Intelectuais

Resumo

A obra A invenção da África – Gnose, Filosofia e a Ordem do conhecimento”, de Valentin Yves Mudimbe caracteriza-se por abranger uma perspectiva historicista que problematiza os conceitos e discursos do que conhecemos como uma África mitificada. As verdades veiculadas por filósofos, antropólogos, missionários religiosos e ideólogos, bem como imagens ocidentalizadas e/ou eurocêntricas, inerentes aos processos de transformações dos vários tipos de conhecimentos, são desconstruídas por Mudimbe pari passu os padrões imperiais ou coloniais. Para tal empreitada, vale ressaltar as inúmeras referências que compõem um sólido corpus documental utilizado pelo autor em sua investigação, ou seja, estas transitam da filosofia romana ao romantismo alemão. Ou ainda o questionar e investigar através do termo gnose, cunhado com o intuito de erguer uma arqueologia do(s) sentido(s) do Pensamento Africano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Maria Weber, Pontifícia Universidade Católica

Priscila Maria Weber é mestre e doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica PUC-RS. Atuou como professora em redes educacionais particulares e públicas, experiência que possibilitou a escrita do paradidático "História da África e dos afrodescendentes no Brasil: Nzinga Mbandi em perspectiva" (Rígel, 2013). É membro do GT África (ANPUH) e da Rede Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas - As sociedades africanas no passado e no presente: mutações, adaptações, recomposições (ILEA-UFRGS). Principais temas de pesquisa: história da África (XVII ao XX) e relações luso-afro-brasileiras.

Referências

DIAGNE, Mamoussé. Lógica do Escrito, lógica do Oral: conflicto no centro do arquivo. In: HOUNTONDJI, Paulin J. (Org.). O antigo e o moderno: a produção do saber na África contemporânea. Mangualde; Luanda: Edições Pedago; Edições Mulemba, 2014.

FOUCAULT, Michel. Les Mots et les Choses. Paris: Gallimard, 1973.

HAUSER, Michel. Essai sur la poétique de la négritude. Lille: Université de Lille III, 1982.

MUDIMBE, Valentin Yves. A invenção da África: Gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Mangualde, Luanda: Edições Pedago; Edições Mulemba, 2013.

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

Weber, P. M. (2014). A África de Valentin Mudimbe e o desconstruir de uma ordem do conhecimento. Anos 90, 21(40), 563–568. https://doi.org/10.22456/1983-201X.49228