Performances de relações familiares: as charges e seu avesso fotográfico nas representações matrimoniais sul-rio-grandenses (1929-1930)

Cláudio de Sá Machado Júnior

Resumo


O artigo analisa as performances das relações familiares representadas sob os signos visuais de charges – coluna Bom humor – e confrontadas com as fotografias presentes nas cinquenta primeiras edições do periódico sul-rio-grandense Revista do Globo, tendo como recorte temporal específico os anos de 1929 a 1930. Considera-se a necessidade de uma análise que leve em conta não somente o cruzamento de informações entre o visual e o textual, mas que também leve em conta os diferentes estatutos da imagem, que podem sugerir narrativas diferenciadas de acordo com os parâmetros exclusivos de sua forma comunicativa. Desta forma, contribui-se para uma análise mais refinada da cultura e da sociedade no passado, estando estes entre os principais objetivos da pesquisa histórica.

Palavras-chave


História; História visual; Humor; Fotografias; Revista do Globo

Texto completo:

PDF

Referências


BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do olhar. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. 7.ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 65-87.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

______. Imagens. In: BURGUIÈRE, André. Dicionário das ciências históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 12.ª ed. Campinas: Papirus, 2009.

KERN, Maria Lúcia Bastos. Imagem manual: pintura e conhecimento. In: FABRIS, Annateresa; KERN, Maria Lúcia Bastos. Imagem e conhecimento. São Paulo: EDUSP, 2006.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, vol. 8, n. 12, p. 97-115, 2006.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP, 2001.

______. Texto visual e texto verbal. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam Moreira (Org.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 1998. p. 37-49.

LIMA, Herman. História da caricatura no Brasil. Vol. 1. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del (org.). História das mulheres no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2000, p. 443-481.

MACHADO JÚNIOR, Cláudio de Sá. Fotografias da vida social: identidades e visibilidades nas imagens publicadas na Revista do Globo (Rio Grande do Sul, década de 1930). 290 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2011.

MARIN, Louis. Ler um quadro. Uma carta de Poussin em 1639. In: CHARTIER, Roger (dir.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. Niterói: EdUFF, 2008.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Rumo a uma “história visual”. In: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornélia; NOVAES, Sylvia Caiuby (org.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2005. p. 33-56.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Editora Ática, 1992.

REVISTA DO GLOBO. Porto Alegre, n. 1 a 266, jan. 1929 a dez. 1939. Acervo digitalizado e disponível em DVD-ROM.

SANTAELLA, Lúcia. Corpo e comunicação: sintoma de cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

SANTOS, Alexandre Ricardo dos. A fotografia e as representações do corpo contido (Porto Alegre 1890-1920). 1997. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 1997.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

VILCHES, Lorenzo. Teoría de la imagen periodística. 3.ª ed. Barcelona: Paidós Comunicación, 1997.




DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.40726

Anos 90 - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul