Os pecados capitais no Tratado de Confissom: a confissão auricular na Península Ibérica do século XV
Palavras-chave:
Pecado. Manuais de confissão. Idade Média.Resumo
O IV Concílio de Latrão, realizado no ano de 1215, instituiu o modelo de confissão auricular anual e obrigatória. Para que isso ocorresse, contudo, seria necessário que o indivíduo obtivesse o perdão dos pecados, o que somente seria possível com sua revelação ao padre no confessionário. Os manuais de confessores, escritos aos padres com o intuito de orientar a prática da confissão e aplicação das penitências passam então a mediar a revelação e a penitência do pecado. Este trabalho, em fase inicial, tem o objetivo de analisar como os pecados capitais eram vistos e relacionados a outros pontos da doutrina católica medieval no Tratado de Confissom, um manual de confissão português composto em 1489. O estudo integra-se às atividades de um grupo de pesquisa que analisa a visão dos pecados capitais na Península Ibérica nos séculos XIV e XV.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
LOPES, B. M. Os pecados capitais no Tratado de Confissom: a confissão auricular na Península Ibérica do século XV. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9858. Acesso em: 12 maio. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.