Um ilustre viajante português no século XV: perspectivas iniciais acerca das viagens do Infante D. Pedro
Palavras-chave:
Idade Média. Portugal. Infante D. Pedro. Viagens Medievais. Dinastia de Avis.Resumo
O presente artigo consiste em analisar as viagens do Infante D. Pedro de Portugal (1425-1428), relacionando-as com o contexto político-social do reino. Fez-se a escolha pela estruturação da análise em dois tópicos: o primeiro relacionado com a narrativa imaginária das viagens do Infante; e o segundo tratando da relação das viagens de D. Pedro com o reino português em inícios da Dinastia de Avis. Tomou-se como base o Libro del Infante Don Pedro de Portugal de Gómez de Santistéban, no qual o Infante D. Pedro é apresentado como viajante privilegiado por ter alcançado o reino de Preste João e o Paraíso Terrestre. Conclui-se que as viagens de D. Pedro foram essenciais para o desenvolvimento das relações diplomáticas da nova dinastia e para sua formação enquanto Infante e futuro regente do reino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-06-2009
Como Citar
XAVIER DE LIMA, D. M. Um ilustre viajante português no século XV: perspectivas iniciais acerca das viagens do Infante D. Pedro. Revista Aedos, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9846. Acesso em: 27 abr. 2025.
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.