Demétrio Ramos, o caudilho do Timbó: relações de poder e narrativas acerca de um personagem do Contestado

Autores

  • Eloi Giovane Muchalovski

Palavras-chave:

Contestado, biografia, Primeira República.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de um personagem que é representação do contexto político e social do sul Brasil no final do século XIX e início do XX: Demétrio Ramos. Ligado a distintas esferas de poder, Demétrio teve influência ou participou de diferentes conflitos e revoluções – Revolução Federalista (1893-1895), Guerra do Contestado (1912-1916), Revolução Gaúcha (1923) e Revolução Constitucionalista (1932). Sob o aporte teórico da micro-história e da biografia histórica, e a partir da análise de fontes jornalísticas, se propõe pensar as relações de poder estabelecidas nos primeiros anos da República – momento de tensão e intensa discussão sobre seus aspectos federativos – como uma complexa teia de arranjos políticos, a qual interliga questões de parentesco, disputa de terras, conflitos locais e ideais revolucionários. Mesmo não tendo sido combatente na Guerra do Contestado, as narrativas da atuação de Demétrio nos vales dos rios Timbó e Paciência contribuíram, substancialmente, para a adesão de parte da população sertaneja do planalto meridional ao Movimento do Contestado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloi Giovane Muchalovski

Possui graduação em História (2006) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória/PR (FAFI), especialização em História e Sociedade (2008) pela mesma instituição, e mestrado em História (2018) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), área de concentração História e Regiões, linha de pesquisa Espaços de Práticas e Relações de Poder. Tem interesse em pesquisas que versam sobre o Movimento do Contestado, como também temas relacionados a Etnicidade, História Indígena e História Agrária. É membro do Grupo de Pesquisa "Estudos em História Cultural" da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e membro do Grupo de Pesquisa "Entre Índios e Caboclos: (Etno)História, Cultura e Diacricidade entre coletivos indígenas invisibilizados na Região do Contestado" da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ambos certificados pelo CNPq. Também participa do NUPHIS - Núcleo de Pesquisa em História da Universidade do Contestado (UnC).

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

MUCHALOVSKI, E. G. Demétrio Ramos, o caudilho do Timbó: relações de poder e narrativas acerca de um personagem do Contestado. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 564–585, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/98051. Acesso em: 29 abr. 2025.