Demétrio Ramos, o caudilho do Timbó: relações de poder e narrativas acerca de um personagem do Contestado
Palavras-chave:
Contestado, biografia, Primeira República.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de um personagem que é representação do contexto político e social do sul Brasil no final do século XIX e início do XX: Demétrio Ramos. Ligado a distintas esferas de poder, Demétrio teve influência ou participou de diferentes conflitos e revoluções – Revolução Federalista (1893-1895), Guerra do Contestado (1912-1916), Revolução Gaúcha (1923) e Revolução Constitucionalista (1932). Sob o aporte teórico da micro-história e da biografia histórica, e a partir da análise de fontes jornalísticas, se propõe pensar as relações de poder estabelecidas nos primeiros anos da República – momento de tensão e intensa discussão sobre seus aspectos federativos – como uma complexa teia de arranjos políticos, a qual interliga questões de parentesco, disputa de terras, conflitos locais e ideais revolucionários. Mesmo não tendo sido combatente na Guerra do Contestado, as narrativas da atuação de Demétrio nos vales dos rios Timbó e Paciência contribuíram, substancialmente, para a adesão de parte da população sertaneja do planalto meridional ao Movimento do Contestado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-04-2021
Como Citar
MUCHALOVSKI, E. G. Demétrio Ramos, o caudilho do Timbó: relações de poder e narrativas acerca de um personagem do Contestado. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 564–585, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/98051. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.