Biografia de mulheres e Ensino de História – possibilidades metodológicas para a aprendizagem da Ditadura Civil-Militar brasileira
Palavras-chave:
Biografia, Ensino de História, Empatia Histórica, Ditadura Civil-MilitarResumo
Pensar o ensino de História da Ditadura Civil-Militar Brasileira a partir de práticas pedagógicas de construção de biografias, que nos permitam perceber a empatia histórica desenvolvida por alunos e alunas é o objetivo desse artigo. A análise foi feita a partir da construção, por parte de estudantes da Educação Básica, de biografias de mulheres presas e desaparecidas políticas no período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. O referencial teórico-metodológico que baseia esse artigo é o conceito de “empatia histórica”, desenvolvido por Peter Lee. A pesquisa permitiu identificar que o uso de fontes primárias, conectadas ao exercício da escrita biográfica, são fatores que potencializam a aprendizagem em história. Além disso, tornou possível perceber que a aprendizagem histórica é uma construção resultante de um processo didático-pedagógico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-04-2020
Como Citar
NUNES, F. de L. Biografia de mulheres e Ensino de História – possibilidades metodológicas para a aprendizagem da Ditadura Civil-Militar brasileira. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 306–329, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/96890. Acesso em: 16 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.