Beatriz Nascimento e a invisibilidade negra na historiografia brasileira: mecanismos de anulação e silenciamentos das práticas acadêmica e intelectual
Keywords:
Beatriz Nascimento, Intelectuais Negras, Historiografia BrasileiraAbstract
Neste artigo procuro identificar o processo de invisibilização acadêmica de Beatriz Nascimento no campo da historiografia Brasileira. Historiadora de ofício, foi também importante militante do movimento negro nas décadas de 1970 e 1980. Intelectual negra e ativista, Beatriz foi considerada por seus pares historiadores ‘não acadêmica’. O que significa ‘não ser uma acadêmica’? Essa interrogação será nosso ponto de partida para tensionar alguns pressupostos próprios ao fazer historiográfico, como seus meios de legitimação acadêmica. Importantes, por um lado, pois estruturantes da definição da disciplina e a partir das quais a história se efetiva como produtora de conhecimento, por outro, indago, seriam também responsáveis por injustiças, como invisibilizar agentes de produção de conhecimento?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.