Psicólogas, cientistas e feministas: a produção de si e de uma ciência psicológica posicionada
Palavras-chave:
Experiência, Teoria Feminista, Mulheres na CiênciaResumo
A Teoria Feminista constitui uma dentre muitas das forças envolvidas no questionamento da pretensão universal e singular da ciência moderna. Esta pespectiva busca contribuir para uma reinterpretação da histórica da sociedade a partir do lugar social das mulheres. O presente artigo buscou conhecer a experiência de mulheres cientistas psicólogas feministas e compreender como estas têm integrado o campo científico, com atenção a como e por que têm produzido ciência psicológica. Em busca de trilhar caminhos para respostas, as interlocutoras desta pesquisa foram as professoras: Sandra Maria da Mata Azêredo (UFMG) e Jaileila de Araújo Menezes (UFPE). O tecer das histórias, ditas e escritas, formam teias de sentidos, e podem ser entendidas e interpretadas a partir de uma perspectiva feminista. As conclusões apontam que as cientistas investigadas têm anseios de construir outros modos de ciência em um movimento de invenção de si a intelectuais, constituem uma trama aberta de sentidos para a compreensão das relações sociais e dos processos de subjetivação dos sujeitos em suas pesquisas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-08-2020
Como Citar
LINO, T. R.; MAYORGA, C. Psicólogas, cientistas e feministas: a produção de si e de uma ciência psicológica posicionada. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 682–713, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/96873. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.