A INTERGERACIONALIDADE NAS GRAPHIC NOVELS AUTOBIOGRÁFICAS “PERSÉPOLIS” E “BORDADOS” DE MARJANE SATRAPI.
Palavras-chave:
Irã, Graphic Novels, Relações de GêneroResumo
O presente artigo pretende discutir a questão da intergeracionalidade representada nas páginas das Graphic Novels autobiográficas Persépolis e Bordados da autora iraniana Marjane Satrapi. Publicadas no Brasil em 2007 e 2010 respectivamente pela editora Companhia das Letras, as obras apresentam a trajetória da autora durante um período de tensão em seu país, desde a queda da dinastia Pahlevi em 1979, durante a revolução iraniana e a consequente consolidação da República islâmica do Irã. Apesar de ser um conceito pouco explorado pela literatura, a intergeracionalidade tem muito a discutir sobre influências e conflitos entre gerações, principalmente sob a ótica do feminismo. No caso das influencias e conflitos geracionais experienciados Marjane Satrapi, a importância da discussão do conceito de intergeracionalidade se intensifica devido as inúmeras representações das resistências femininas durante a República islâmica do Irã nas páginas de suas Graphic NovelsDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-04-2021
Como Citar
NUNES, C. A. M. A INTERGERACIONALIDADE NAS GRAPHIC NOVELS AUTOBIOGRÁFICAS “PERSÉPOLIS” E “BORDADOS” DE MARJANE SATRAPI. Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 614–640, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/96868. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.