A representação da mulher letrada no Brasil oitocentista: a biografia de Beatriz Brandão pelo intelectual Joaquim Norberto

Autores

  • Laura Oliveira Motta Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Teoria da História e Historiografia, Cultura e representações, Relações Sociais de Dominação e Resistência

Resumo

Resumo: Este artigo visa refletir sobre as representações da atuação intelectual feminina no contexto do Brasil oitocentista, elaboradas pelo letrado Joaquim Norberto de Souza e Silva. Atentos tanto para a sua contribuição na expansão da participação feminina na formação nacional literária brasileira do século XIX, como para valorização de padrões morais que o autor acreditava serem adequados à instrução feminina. Desta forma, destacamos a biografia da poetisa brasileira Beatriz Francisca de Assis Brandão escrita pelo autor e publicada na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) em 1893, como referencial para análise dos juízos empregados por Joaquim Norberto. Pois, além de expressar valores normativos da época, contribuíram para resgatar uma parte, ainda que pequena, de memória da literatura feminina.

Palavras-chave: Beatriz Brandão; Biografia; Letramento Feminino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Oliveira Motta, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com a pesquisa: Entre a ordem e o medo: a utilização da Guarda Nacional no policiamento na cidade do Rio de Janeiro(1831-1835). Atuou como bolsista PIBID / CAPES. Membro participante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Política e História Social, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Dentre seus principais campos de estudo estão: História do Brasil Império, Construção da Cidadania, Historiografia e Biografia.

Downloads

Publicado

16-04-2020

Como Citar

MOTTA, L. O. A representação da mulher letrada no Brasil oitocentista: a biografia de Beatriz Brandão pelo intelectual Joaquim Norberto. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 37–51, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/95395. Acesso em: 14 abr. 2025.