A representação da mulher letrada no Brasil oitocentista: a biografia de Beatriz Brandão pelo intelectual Joaquim Norberto
Palavras-chave:
Teoria da História e Historiografia, Cultura e representações, Relações Sociais de Dominação e ResistênciaResumo
Resumo: Este artigo visa refletir sobre as representações da atuação intelectual feminina no contexto do Brasil oitocentista, elaboradas pelo letrado Joaquim Norberto de Souza e Silva. Atentos tanto para a sua contribuição na expansão da participação feminina na formação nacional literária brasileira do século XIX, como para valorização de padrões morais que o autor acreditava serem adequados à instrução feminina. Desta forma, destacamos a biografia da poetisa brasileira Beatriz Francisca de Assis Brandão escrita pelo autor e publicada na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) em 1893, como referencial para análise dos juízos empregados por Joaquim Norberto. Pois, além de expressar valores normativos da época, contribuíram para resgatar uma parte, ainda que pequena, de memória da literatura feminina.
Palavras-chave: Beatriz Brandão; Biografia; Letramento Feminino
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.