Subversão e Riso nas Cantigas de Escárnio e Maldizer Galego-Portuguesas do Século XIII
Keywords:
idade média, religiosidade, cultura popularAbstract
A investigação proposta neste estudo ocorre no sentido de analisar cantigas de escárnio e maldizer galego-portuguesas do século XIII, gênero literário que pode, em muito, contribuir para o conhecimento sobre a sociedade ibérica do medievo. A reflexão acerca do movimento trovadoresco e sua literatura pode possibilitar uma abordagem ainda pouco explorada sobre o passado medieval. As cantigas são excelentes fontes de investigação, uma vez que são fontes não oficiais, oriundas da cultura popular, apresentando forte caráter subversivo e derrisivo, instigando uma reflexão atenta e sensível quanto ao riso e seu papel em relação aos valores estimados pelo medievo e sobre como a poesia se relaciona com a vida e com a história. Essa literatura apresenta a coexistência de valores diversos, e demonstra como o espírito festivo e o princípio da risibilidade estavam presentes na vida no medievo. As estruturas sociais e as regras da civilidade e da doutrina religiosa em vigor davam lugar ao riso fácil e zombeteiro dos trovadores e jograis que andavam de cidade em cidade, pelas cortes e praças públicas escarnecendo, zombando, degradando a sociedade e todos os seus valores, com vocabulário obsceno e baixo, com histórias escandalosas e grotescas, num espetáculo de cantigas, danças, bebedeiras e comilanças. No entanto observamos que tudo isto não implicava, necessariamente, na negação dos valores e princípios sobretudo religiosos que norteavam a vida das pessoas, mas que havia momentos e espaços dentro dessa sociedade cristã e cavaleiresca, onde o riso encontrava liberdade para ser manifestado em plenitude e abundância, e que neste espaço de liberdade nasceu a poesia satírica aqui analisada.
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