“As indústrias A.J.Renner devem orgulhar o Brasil inteiro”: Os trabalhadores da indústria têxtil A.J. Renner no Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (1933-1943)

Autores

  • Jéssica Bitencourt Lopes Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (DRT-RS) conta com aproximadamente 630 mil fichas, as quais eram necessárias para a confecção das carteiras profissionais. Guardando a memória de trabalhadores comuns, esses documentos emergem a imagem, as informações profissionais e pessoais de homens e mulheres até então anônimos, que solicitaram suas carteiras entre 1933-1968. Utilizando como fonte o acervo e o seu banco de dados, a pesquisa aqui apresentada almeja tecer o perfil dos trabalhadores e consequentemente analisar a organização do trabalho na indústria têxtil e de vestuário A.J. Renner, que se apresenta como a mais demandada na primeira década de criação da carteira profissional, entre 1933-1943.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Bitencourt Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, graduanda no curso de História Bacharelado e graduada no curso de Licenciatura em História pela mesma universidade. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID e bolsista PROBIC/Fapergs no projeto de pesquisa "Traçando o perfil do trabalhador gaúcho". Atualmente é bolsista na modalidade de pesquisadora a nível de mestrado pela CAPES

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

LOPES, J. B. “As indústrias A.J.Renner devem orgulhar o Brasil inteiro”: Os trabalhadores da indústria têxtil A.J. Renner no Acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (1933-1943). Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 376–399, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/93803. Acesso em: 28 mar. 2024.