Homossexualidade masculina na “vila” Santa Luzia: comportamentos não-normativos e alegações para expulsão (Porto Alegre, década de 1950)
Palavras-chave:
Relações Sociais de Dominação e ResistênciaResumo
O estudo aborda a forma como a homossexualidade masculina nas “vilas de malocas” – agrupamentos pauperizados de moradias populares – foi representada em relatório administrativo da prefeitura de Ildo Meneghetti, em Porto Alegre, na primeira metade da década de 1950. Constata-se que, sob um viés moralista, a sexualidade desviante foi considerada abjeta e, mais do que isso, aproximada à realidade da “maloca”, ela, também, impregnada de atributos pejorativos. Diante disso, a existência de comportamentos não-normativos, a par da prostituição e do alcoolismo, foram utilizados como justificativa para expulsões das regiões centrais da cidade. Todavia, argumenta-se ainda que esses “motivos” constituíam meros pretextos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-08-2019
Como Citar
WEIMER, R. de A. Homossexualidade masculina na “vila” Santa Luzia: comportamentos não-normativos e alegações para expulsão (Porto Alegre, década de 1950). Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 32–48, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/92319. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.