As memórias de um imigrante alemão no Brasil: a História da família Strobel
Resumo
Na década de 1850, a Alemanha não havia concluído seu processo de unificação territorial e passava por períodos de tensões políticas. Nesse contexto, a família Christian August Strobel deixou Glauchau, na Saxônia, em direção ao continente americano. O livro Memórias de Gustav Hermann Strobel: relatos de um pioneiro da imigração alemã no Brasil, consiste em uma obra escrita por Gustav, filho de Christian, mas não restrita às suas reminiscências. O texto é uma importante fonte para estudos sobre a imigração alemã no Brasil. A obra, com nova tradução coordenada pelo professor Sergio Odilon Nadalin, permite perceber as dificuldades enfrentadas pelos pioneiros da imigração, germânica ou não, bem como a análise de táticas de inserção social na sociedade receptora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-04-2020
Como Citar
RESENDE DA COSTA, L. As memórias de um imigrante alemão no Brasil: a História da família Strobel. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 603–608, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/90968. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Resenhas
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.