Quando Clio encontra Agrado e Desagrado: Mobilidade de gênero a partir de Tudo sobre minha mãe de Almodóvar

Autores

  • Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho

Palavras-chave:

gênero e sexualidade, “cura” de travestis e transexuais, entre-lugares

Resumo

Este artigo refletirá algumas das múltiplas situações referentes à sensível arquitetura subjetiva de pessoas que se declaram em situações de transgeneridade e de ex-transgeneridade. Para isso, serão utilizadas personagens metafóricas criadas com objetivos didáticos/heurísticos e inspiradas no filme Tudo sobre minha mãe de Pedro Almodóvar, bem como as noções de entre-lugares e de não-lugar, respectivamente de Homi K. Bhabha e de Marc Augé. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho

Presidência da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR); Docente-visitante do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/UFPB) e do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB); Pós-Doutorado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2018); Pós-Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Mestrado em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Coordenação da Fogo Editorial. E-mail: edumeinberg@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7589132071776933

Downloads

Publicado

16-04-2020

Como Citar

MEINBERG DE ALBUQUERQUE MARANHÃO FILHO, E. Quando Clio encontra Agrado e Desagrado: Mobilidade de gênero a partir de Tudo sobre minha mãe de Almodóvar. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 400–422, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/89380. Acesso em: 17 maio. 2025.