“O mais popular dos doces brasileiros”: História crítica do brigadeiro.
Palavras-chave:
brigadeiro, história da alimentação no Brasil, leite condensado.Resumo
O brigadeiro, doce mais famoso do Brasil, onipresente nas mesas de aniversário infantis nas últimas décadas, tem uma história nebulosa. Supostamente teria surgido em meio à campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes, em meados do século XX, vendidos por suas eleitoras para arrecadar fundos ou distribuídos para angariar votos. Apesar da derrota nas urnas daquele que o homenageava, o docinho ganhou lugar no paladar nacional. Há fundos de verdade nessa história? Através da análise de receitas de época e matérias de jornais contemporâneos, além do estudo das matérias primas do doce – o leite condensado e o chocolate em pó – pretendo fazer uma história crítica da criação do brigadeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-04-2020
Como Citar
VON MENGDEN MEIRELLES, P. “O mais popular dos doces brasileiros”: História crítica do brigadeiro. Revista Aedos, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 330–354, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/88452. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.