Estratégias de Inserção e Diversificação Econômica Entre os Pequenos e Médios Cafeicultores de Ribeirão Preto/SP (1889 – 1914)
Keywords:
Cafeicultura, Estratégias Econômicas, Ribeirão Preto/SP.Abstract
O presente artigo busca analisar as estratégias econômicas operadas por indivíduos, pequenos e médios cafeicultores, no município de Ribeirão Preto/SP. Os estudos sobre o tema abordado trataram em grande medida das relações econômicas oriundas dos grandes cafeicultores e relacionadas as grandes propriedades, deixando de lado análises relativas ao grupo supracitado. Através da historiografia e da documentação disponível, buscamos analisar a formação do município em torno do complexo cafeeiro, após, identificamos as estratégias econômicas que foram usadas no período por indivíduos de poucas ou médias posses. O cruzamento das diversas fontes, nos possibilitou vislumbrar aspectos econômicos relativos a produção agrícola relacionada ao café, ao comércio urbano e ao crédito hipotecário do cotidiano econômico destes sujeitos. Tal análise nos permitiu relacionar essas diversas práticas econômicas (comércio, cafeicultura e crédito), o que nos revelou estratégias de inserção e manutenção na economia cafeeira próprias de um grupo ainda pouco abordado pela historiografia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-08-13
How to Cite
FALEIROS NETO, U. de P.; MONTI, C. G. Estratégias de Inserção e Diversificação Econômica Entre os Pequenos e Médios Cafeicultores de Ribeirão Preto/SP (1889 – 1914). Revista Aedos, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 508–536, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/87787. Acesso em: 28 apr. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.