Democracia em perspectiva: as representações no Correio da Manhã sobre as eleições gerais de 1958
Palavras-chave:
Correio da Manhã, Pensamento Político, EleiçõesResumo
O presente trabalho objetiva analisar as representações no Correio da Manhã sobre as eleições gerais de 1958, a partir dos textos não assinados encontrados em sua “página de opinião”. Tal proposta se justifica ao considerarmos a escassez pesquisas sobre o pensamento político da imprensa brasileira, tendo em vista que as pesquisas sobre a relação imprensa e político no período em questão priorizam avaliar o posicionamento dos jornais frente a partidos e governos específicos, geralmente considerando a imprensa um espaço subordinado. Partindo do programa de pesquisa aberto pela “história do pensamento político” em sua vertente alemã, desenvolvida por Reinhart Koselleck, a presente análise mostra-se extremamente útil para compreendermos qual a percepção do periódico sobre: a) os partidos políticos brasileiros; b) a política nacional; c) o sistema eleitoral. Por fim, a partir de todas essas questões, deseja-se compreender qual a percepção do jornal sobre o regime democrático vigente no Brasil, e, qual o conceito de democracia e partido identificados no periódico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-03-2019
Como Citar
KRILOW, L. S. W. Democracia em perspectiva: as representações no Correio da Manhã sobre as eleições gerais de 1958. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 54–74, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/87460. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.