As Eleições na Primeira República: Abstenções, Legislação e Controle Eleitoral
Palavras-chave:
Eleições, Abstenções, Legislação eleitoral.Resumo
Este artigo trata das eleições no Brasil durante os anos iniciais da Primeira República. Apresenta os principais enfoques historiográficos sobre o tema e algumas propostas mais recentes de análise. Objetiva analisar aspectos relacionados aos pleitos tais como a questão das abstenções, o papel legitimador cumprido pelas eleições no momento inicial do regime republicano e a relação entre a legislação eleitoral e o controle exercido pelos partidos situacionistas estaduais. Com base nas propostas da microhistória, trabalha com um variado conjunto de fontes, como correspondência, jornais e legislação do período, privilegiando a análise intensiva das fontes. Conclui que as eleições tiveram papel fundamental na instituição e consolidação do regime republicano, visto que as preocupações de líderes partidários estavam constantemente voltadas para esses episódios da vida política.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-03-2019
Como Citar
MARTINY, C. As Eleições na Primeira República: Abstenções, Legislação e Controle Eleitoral. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 95–113, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/87435. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.