As Eleições na Primeira República: Abstenções, Legislação e Controle Eleitoral

Autores

  • Carina Martiny Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Doutora

Palavras-chave:

Eleições, Abstenções, Legislação eleitoral.

Resumo

Este artigo trata das eleições no Brasil durante os anos iniciais da Primeira República. Apresenta os principais enfoques historiográficos sobre o tema e algumas propostas mais recentes de análise. Objetiva analisar aspectos relacionados aos pleitos tais como a questão das abstenções, o papel legitimador cumprido pelas eleições no momento inicial do regime republicano e a relação entre a legislação eleitoral e o controle exercido pelos partidos situacionistas estaduais.  Com base nas propostas da microhistória, trabalha com um variado conjunto de fontes, como correspondência, jornais e legislação do período, privilegiando a análise intensiva das fontes. Conclui que as eleições tiveram papel fundamental na instituição e consolidação do regime republicano, visto que as preocupações de líderes partidários estavam constantemente voltadas para esses episódios da vida política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Martiny, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Doutora

Graduada e Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

MARTINY, C. As Eleições na Primeira República: Abstenções, Legislação e Controle Eleitoral. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 95–113, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/87435. Acesso em: 29 abr. 2025.