História e política: Fontes documentais como lugares de memória e a análise do processo eleitoral de 1945 no Estado do Piauí
Palavras-chave:
Memória, política e eleiçõesResumo
Esse artigo é o desdobramento de uma pesquisa que está sendo elaborada para o Programa de Pós-graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí. Sua proposta consiste em problematizar a organização do processo eleitoral ocorrido em 1945, a formação dos partidos políticos para a disputa do pleito, o alistamento dos eleitores e o resultado das eleições, voltando-nos exclusivamente ao Estado do Piauí. As fontes analisadas para a construção desse estudo foram dados colhidos junto ao IBGE e ao TRE-PI, referente ao alistamento eleitoral no Estado do Piauí em 1945 e ao resultado oficial do pleito, no que se refere ao número de votantes e organização dos trabalhadores. Além das fontes supracitadas, também trabalhamos com verbetes colhidos no site do CPDOC. Para darmos inteligibilidade às fontes, nos amparamos em algumas produções historiográficas que versaram sobre o tema tanto no âmbito nacional, como voltadas ao Estado do Piauí.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.