Arranchar-se do outro lado do Atlântico: açorianos na freguesia de Taquari (sul da América portuguesa, 1750-1800)
Palavras-chave:
Açorianos, Freguesia de Taquari, Acesso à terraResumo
Em meados do século XVIII, homens, mulheres e crianças moradores das ilhas dos Açores deslocaram-se para o povoamento de regiões pertencentes à Coroa portuguesa na América e, dentre elas, as terras meridionais. O artigo busca demonstrar aspectos referentes à migração de casais açorianos para o território hoje definido como Rio Grande do Sul a partir da freguesia de Taquari. Procura-se investigar as condições de acesso à terra e ocupação destes açorianos a partir de sua chegada até as últimas décadas do século XVIII. No trato das fontes, que apresentam-se tanto de caráter serial quanto qualitativo, aborda-se num primeiro momento a forma quantitativa para prosseguir com uma análise qualitativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-09-2018
Como Citar
DA ROSA, C. C. Arranchar-se do outro lado do Atlântico: açorianos na freguesia de Taquari (sul da América portuguesa, 1750-1800). Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 106–124, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/83403. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.