Da partida à saudade: as representações de migrantes do Nordeste na obra de Luiz Gonzaga
Keywords:
Luiz Gonzaga, Migrante, Rio de JaneiroAbstract
Neste artigo, temos como propósito discutir o fenômeno da migração de trabalhadores vindos da região Nordeste do Brasil para as cidades de São Paulo e, principalmente para o Rio de Janeiro, na obra musical do compositor e intérprete Luiz Gonzaga, entre as décadas de 1950 a 1970. Neste trabalho traçamos um percurso pelas distintas representações que os compositores das canções, e o próprio cantor, fizeram acerca do ser migrante em suas diversas experiências. Procurou-se analisar os sentimentos, os estranhamentos e as ações que permearam essas experiências das personagens migrantes. Enfim, a nossa finalidade foi discutir a diversidade dos tipos de migrantes representados na obra do “Rei do Baião”, ressaltando os seus aspectos identitários e as facetas da memória através de algumas canções.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-09-11
How to Cite
SILVA, R. J. da. Da partida à saudade: as representações de migrantes do Nordeste na obra de Luiz Gonzaga. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 86–105, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/83226. Acesso em: 28 apr. 2025.
Issue
Section
Dossier
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.