Identidades, transnacionalidade e violência : o caso dos brasileiros no Japão

Autores

  • Ivan Araújo Lima Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Dekasseguis, Imigração, Transnacionalidade

Resumo

A discussão parte de dois acontecimentos aparentemente desconectados, o discurso do deputado federal Jair Bolsonaro proferido em abril de 2017, aonde o político ataca minorias étnicas e apresenta brasileiros de origem japonesa como “uma minoria exemplar”; e o assassinato da enfermeira japonesa Rika Okada, ocorrido no Japão, março de 2014, no qual a nipo-brasileira Kate Yuri Oishi foi apontada como culpada após entregar-se para as autoridades. Parte-se do princípio de que o segundo acontecimento, apesar de extremo, não representa uma exceção no sentido de que os brasileiros de origem japonesa, por vezes vistos como “exemplares” no Brasil, encontram-se em geral bastante marginalizados no contexto social japonês. Com o objetivo de compreender o que leva a esta “discrepância” analiso o fenômeno da imigração brasileira para o Japão como um tipo de expulsão que é característica do capitalismo neo-liberal, bem como a delicada condição destes imigrantes no país asiático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Araújo Lima, Universidade Federal do Paraná

Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Mestrado da CAPES. Email: ivanaraujolima26@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-09-11

Como Citar

ARAÚJO LIMA, I. Identidades, transnacionalidade e violência : o caso dos brasileiros no Japão. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 10–28, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/82344. Acesso em: 17 abr. 2024.