Descentralizando a centralização: a política das terras na província sulina de Santa Catarina
Palavras-chave:
Lei de Terras, Segundo Reinado, Santa Catarina.Resumo
Entre as décadas de 1840 e 1850, o Estado Imperial brasileiro adequou o projeto centralizador em correspondência com as elites regionais e locais, e tornou a Lei de Terras e seu Decreto de execução instrumentos funcionais de agregação e consolidação política no Segundo Reinado, contribuindo para catalisar os processos de apropriação e privatização de terras devolutas e de uso comum no país. Para aprofundar meu estudo, tomo por objeto análise Santa Catarina, uma província pobre e “periférica” no que se refere ao eixo mercantil agroexportador no século XIX.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-03-2019
Como Citar
DAROSSI, F. P. Descentralizando a centralização: a política das terras na província sulina de Santa Catarina. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 212–237, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/81788. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.