Coabitar, trabalhar e rezar – os primeiros moradores e a urbanização do povoado Alagoinha: em busca dos elementos constitutivos da cidade

Autores

  • Maria Lucimar Rocha Universidade Federal do Piauí
  • Johny Santana Araujo Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Alagoinha do Piauí, Urbanização, Cidade, RepresentaçõesU

Resumo

Neste trabalho abordaremos a urbanização e o desenvolvimento do povoado que mais tarde será a sede da futura cidade de Alagoinha do Piauí, partindo da análise das representações que seus moradores tiveram a respeito do surgimento dos elementos constitutivos da cidade: ruas, mercado, templo. Assim, perscrutaremos a cidade ou a constituição dos seus elementos no ainda povoado Alagoinha, no limiar do século XX, partindo da diferenciação existente entre cidade e urbano. Nosso objetivo é investigar o processo de urbanização do povoado Alagoinha e os caminhos percorridos pelos primeiros moradores para o desfecho na autonomia do município, perscrutando também seu cotidiano e suas vivências, bem como as significações que tais elementos e moradores tiveram no posterior processo de emancipação política, partindo da análise de poemas, crônicas e textos de memória dos alagoinhenses, resultados de uma memória herdada. Como aporte teórico/metodológico que orientam esta escrita, temos Michael Pollak, Roger Chartier, Sandra Pesavento, Michel de Certeau, Ítalo Calvino, Antônio Paulo Rezende, Raquel Rolnik e Ana F. A. Carlos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucimar Rocha, Universidade Federal do Piauí

Mestranda no curso de Pós Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí – PPGHB/UFPI (2016-2018), graduada em História pela UFPI (2014), especialista em História Social da Cultura pela UFPI/EAD (2016). Professora efetiva vinculada à Secretaria do Estado de Educação – SEDUC PI.

Johny Santana Araujo, Universidade Federal do Piauí

Bacharel em História pela UFMA (2001), Graduado em História Licenciatura Plena pela UFMA (2004), Mestre em História do Brasil pela UFPI (2005) Doutor em História Social pela UFF (2009). É Professor da Universidade Federal do Piauí e Membro do Programa de Pós-graduação em História do Brasil.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

ROCHA, M. L.; ARAUJO, J. S. Coabitar, trabalhar e rezar – os primeiros moradores e a urbanização do povoado Alagoinha: em busca dos elementos constitutivos da cidade. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 298–319, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/80883. Acesso em: 29 abr. 2025.