Coabitar, trabalhar e rezar – os primeiros moradores e a urbanização do povoado Alagoinha: em busca dos elementos constitutivos da cidade
Palavras-chave:
Alagoinha do Piauí, Urbanização, Cidade, RepresentaçõesUResumo
Neste trabalho abordaremos a urbanização e o desenvolvimento do povoado que mais tarde será a sede da futura cidade de Alagoinha do Piauí, partindo da análise das representações que seus moradores tiveram a respeito do surgimento dos elementos constitutivos da cidade: ruas, mercado, templo. Assim, perscrutaremos a cidade ou a constituição dos seus elementos no ainda povoado Alagoinha, no limiar do século XX, partindo da diferenciação existente entre cidade e urbano. Nosso objetivo é investigar o processo de urbanização do povoado Alagoinha e os caminhos percorridos pelos primeiros moradores para o desfecho na autonomia do município, perscrutando também seu cotidiano e suas vivências, bem como as significações que tais elementos e moradores tiveram no posterior processo de emancipação política, partindo da análise de poemas, crônicas e textos de memória dos alagoinhenses, resultados de uma memória herdada. Como aporte teórico/metodológico que orientam esta escrita, temos Michael Pollak, Roger Chartier, Sandra Pesavento, Michel de Certeau, Ítalo Calvino, Antônio Paulo Rezende, Raquel Rolnik e Ana F. A. Carlos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.