Paul Veyne e Hayden White: duas visões acerca da narrativa histórica
Palavras-chave:
História, narrativa histórica, Paul Veyne, Hayden White.Resumo
Neste artigo problematizamos o estatuto epistemológico do conhecimento histórico tomando como objeto privilegiado de reflexão as perspectivas teóricas acerca da narrativa histórica e seus condicionamentos/desdobramentos defendidas pelo historiador francês Paul Veyne e pelo teórico estadunidense Hayden White. O cotejo das visões de Veyne e White permite a compreensão de que, muito embora se aproximem, as mesmas possuem divergências teóricas merecedoras de destaque, sobretudo porque interpretações unificadoras elidiram-nas e simultaneamente obscureceram sua potencial contribuição ao debate sobre dimensão criativa/ficcional do ofício do historiador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-09-2018
Como Citar
MORAIS, J. Paul Veyne e Hayden White: duas visões acerca da narrativa histórica. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 263–284, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76623. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.