Um estudo das relações entre a Argentina e Paraguai em torno do impasse sobre a navegação do Rio Paraná por meio de documentos diplomáticos brasileiros e as negociações para construção de Yacyretá (1965-1973)
Palavras-chave:
Geopolítica na Bacia do Prata, Diplomacia, Estudos hídricosResumo
Este artigo aborda as relações entre Argentina e Paraguai no período de 1965 e 1973, quando ambos os países vivenciaram relações de cooperação e discórdia sobre o aproveitamento de rios internacionais na Bacia do Prata. Uma das principais negociações foi o processo de estudos relacionados à Usina Hidrelétrica de Yacyretá que é um dos principais elementos de integração entre ambos. O artigo se baseia no trabalho com fontes diplomáticas dos dois países e referências bibliográficas sobre o tema que esta diretamente ligado a dinâmica internacional da América Latina contemporânea.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-03-2018
Como Citar
BARROS, L. E. P. Um estudo das relações entre a Argentina e Paraguai em torno do impasse sobre a navegação do Rio Paraná por meio de documentos diplomáticos brasileiros e as negociações para construção de Yacyretá (1965-1973). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 83–108, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76502. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.