Mujeres libres e a emancipação feminina: apontamentos sobre anarquismo, revolução e feminismo libertário na Espanha dos anos trinta
Keywords:
Emancipação Feminina, Revolução Espanhola, AnarquismoAbstract
Este artigo analisa as Mujeres Libres, uma organização de mulheres trabalhadoras anarquistas que teve a totalidade da sua atuação no contexto da Guerra civil espanhola e a revolução espanhola (1936-1939). O artigo se propõe a acompanhar o surgimento do movimento anarquista na Espanha, e sua adesão entre os trabalhadores rurais e industriais. Assim destacamos como se dá a presença feminina dentro do espaço libertário e de que forma ocorre a sua aglomeração de força até os anos trinta que dá origem a organização Mujeres Libres. O foco dessa pesquisa é observar o feminino dentro da Revolução e discutir o lugar ocupado pelas milicianas das Mujeres Libre, destacando a emancipação feminina que foi experimentada nos primeiros meses da revolução. Mujeres Libres participou ativamente na defesa de um projeto político revolucionário e de emancipação social e sexual pegando em armas e reivindicando seu lugar na luta, desafiando o patriarcado, o capitalismo e o fascismo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-03-01
How to Cite
DA SILVA, T. S. Mujeres libres e a emancipação feminina: apontamentos sobre anarquismo, revolução e feminismo libertário na Espanha dos anos trinta. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 493–513, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76477. Acesso em: 28 apr. 2025.
Issue
Section
Articles
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.