Carreiras políticas de sucesso: o apoio ao Golpe Civil-Militar de 1964 e o recrutamento da elite política gaúcha
Palavras-chave:
Golpe Civil-Militar de 1964, Assembleia Legislativa, Carreiras políticasResumo
O presente trabalho consiste na elaboração de um perfil dos parlamentares eleitos para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições de 1962 e que estavam no exercício de seus mandatos durante o Golpe Civil-Militar de 1964. A partir da análise das posições tomadas pelos deputados, dividimo-los em dois grupos: os opositores do Golpe e os apoiadores do Golpe. Dessa forma, o referido perfil serve a dois propósitos: (1) à caracterização da elite política regional, através da análise de características das trajetórias dos membros do parlamento local, mas também (2) à caracterização dos dois grupos que se estabeleceram após o Golpe de 1964. Essa caracterização demonstrará semelhanças e diferenças entre ambos, contribuindo para que não se entenda o apoio civil ao Golpe como apoio “da sociedade”. A metodologia utilizada para a elaboração dos perfis parlamentares será a prosopografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-03-2018
Como Citar
CATTO, G. Carreiras políticas de sucesso: o apoio ao Golpe Civil-Militar de 1964 e o recrutamento da elite política gaúcha. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 155–175, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/76397. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.