História e Crime - O Crime na História: Entrevista realizada com o Historiador Doutor Marcos Luiz Bretas

Autores

  • Marluce Dias Fagundes PPGH/UFRGS
  • Luísa Valdez PPGH/UFRGS
  • Marcos Luiz Bretas Professor/UFRJ

Palavras-chave:

Crime, Justiça, Historiografia

Resumo

            Entre os dias 31 de maio a 02 de junho de 2017 o historiador Marcos Bretas esteve na Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS em São Leopoldo/RS para realizar a Conferência de Encerramento no III Simpósio Nacional de História do Crime, da Polícia e Justiça Criminal e I Encontro Internacional de História do Crime, da Polícia, das práticas de Justiça e suas fontes. Bretas tem seu trabalho reconhecido dentro da historiografia criminal do Brasil, sobretudo os temas relacionados à História da Polícia, História do Crime, História do Brasil Republicano com enfoque espacial no Rio de Janeiro. A sua obra de maior prestígio é “Ordem na cidade: O exercício cotidiano da autoridade policial no Rio de Janeiro (1907-1930)”, publicado pela Editora Rocco em 1997. O trabalho é fruto da sua pesquisa de Doutorado em História realizado na The Open University na Inglaterra, entre os anos de 1991 e 1995, orientada pelo reconhecido historiador de História da Polícia Clive Emsley. O desenvolvimento dessa pesquisa é foco em uma das questões feitas a Bretas. O autor tem publicados diversos trabalhos dentro dos temas que propôs se debruçar dentre eles, a organização da obra “História das Prisões no Brasil” composta por dois volumes, publicada pela Editora Rocco (2009) em conjuntos com outros estudiosos/as referências na área. 

            A entrevista foi realizada no dia 02 de junho de 2017, nas dependências da UNISINOS. Para tanto foi desenvolvido um roteiro norteador com algumas perguntas, mas o objetivo era que o entrevistado tivesse a liberdade de relatar aquilo que achasse mais pertinentes relacionados à sua trajetória acadêmica, a historiografia criminal, questões metodológicas e de fontes de pesquisa. A entrevista foi orientada por parte da Equipe Editorial da Revista AEDOS, as quais assinam acima a entrevista. Além disso, outro fator que nos despertou interesse em buscar entrevistar um dos nomes mais renomados dentro da temática da História Criminal é a organização e publicação do Dossiê “História e Crime”, que compõe o nono volume, número vinte, referente ao primeiro semestre de 2017. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

FAGUNDES, M. D.; VALDEZ, L.; BRETAS, M. L. História e Crime - O Crime na História: Entrevista realizada com o Historiador Doutor Marcos Luiz Bretas. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 622–637, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/75966. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas