A envenenadora: crime e gênero na literatura popular no Rio de Janeiro (início do século XX)
Palavras-chave:
Cultura e representaçõesResumo
Este artigo propõe-se a analisar o romance A envenenadora, de Maxime Villemer (Anne Violet), ficção de crime que alcançou grande popularidade na sociedade carioca no início do século XX. A análise detém-se às representações de crimes perpetrados por mulheres presentes na obra, apresentando os diálogos que a narrativa estabelece com as concepções fundantes do direito moderno e com as definições de sexo/gênero de seu contexto de produção e circulação. Apresentando perspectivas distintas às apregoadas pela ordem jurídica, o romance apresenta a violência do indivíduo como uma nova possibilidade de atuação feminina e um instrumento de defesa ante uma realidade social desigual entre homens e mulheres. A partir dos atos violentos da protagonista, o romance apresenta-nos a violência própria à construção da identidade do gênero feminino que, por ser expressa e regulada por leis culturais e jurídicas, pode ser compreendida como uma violência do direito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-09-2018
Como Citar
LIMA, A. R. M. A envenenadora: crime e gênero na literatura popular no Rio de Janeiro (início do século XX). Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 184–198, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73670. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.