Violência e Imprensa no Oeste Paulista: um estudo de caso

Authors

  • Douglas Henrique de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesuita Filho" - UNESP - Câmpus Assis

Keywords:

Cultura e Representações

Abstract

Na imprensa, as notícias policiais têm se insinuado sob contornos espetaculosos no cotidiano do grande público difundindo juízos de valor que naturalizam o fato criminoso. O trabalho, a seguir, objetiva investigar um caso de assassinato publicado em dois periódicos de circulação na cidade de Assis, localizada no interior do estado de São Paulo: o Jornal de Assis (1920-1963) e A Notícia (1935-1949). Ocorrido em 1936, o homicídio teve grande repercussão nos semanários assisenses, que lhe destinaram tratamentos distintos. Como contraponto, a pesquisa também se desdobrou na análise dos documentos investigativos do crime, no fito de comparar os elementos noticiados e omitidos, para se entender os critérios orientadores da escolha das informações publicadas e as imagens das personagens do delito construídas pelos jornais. Ademais, assinala-se o momento de progresso decisivo pelo qual Assis atravessava na década de 1930 e a crescente importância da imprensa como instrumento formativo da opinião pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Douglas Henrique de Souza, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesuita Filho" - UNESP - Câmpus Assis

Aluno do programa de pós-graduação do departamento de História da UNESP/Câmpus Assis a nível de mestrado, com atuação na linha de pesquisa "Identidades Culturais, Etnicidade e Migrações" e sob orientação da Profª Drª Tania Regina de Luca. Tem experiência na área de História da Imprensa na Primeira Era Vargas.

Published

2018-03-01

How to Cite

SOUZA, D. H. de. Violência e Imprensa no Oeste Paulista: um estudo de caso. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 371–397, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73433. Acesso em: 28 apr. 2025.