Noções de honra e justiça entre as classes populares da fronteira no Brasil meridional - segunda metade do século XIX
Palavras-chave:
Fronteira, Crime, Honra, JustiçaResumo
Este trabalho analisa as noções de honra e justiça entre as classes populares a partir de estudos de caso embasados em processos-crime da região de Alegrete e Uruguaiana na segunda metade do século XIX. Tais processos crime nos trazem experiências de restabelecimento de honra entre populares quando esta é ferida através de ofensas em função de disputas que envolvem seus ofícios ou seus lugares de lazer. Estes locais constituem espaços de sociabilidade masculina popular e as disputas ali travadas correspondem a um sistema de valores importante dessa comunidade, não podendo serem identificados como atos de violência irracional, considerando que as práticas de restauração da reputação tocam a todos os indivíduos já que o sentimento da honra é universal e independe de classe social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-08-2017
Como Citar
FLORES DA CUNHA THOMPSON FLORES, M.; AREND, J. F. Noções de honra e justiça entre as classes populares da fronteira no Brasil meridional - segunda metade do século XIX. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 296–315, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73420. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.