Perspectivas em História da Ciência: A Revolução Científica e sua relação com o cristianismo
Palavras-chave:
Ciência, Cristianismo, RenascimentoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre o Cristianismo e a Revolução Científica dos séculos XVI e XVII a partir da perspectiva de três pensadores que discutem o tema: Robert K. Merton, Klaas Woortmann e Edward Grant. Os debates historiográficos contemporâneos têm, cada vez mais, defendido a hipótese de que o pensamento religioso teve fundamental importância para a formação do conceito de “ciência moderna”. Estes três autores, oriundos de áreas diferentes – Sociologia, Antropologia e História, respectivamente –, evidenciam a complexidade e o caráter heterogêneo do debate, cada um à sua maneira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-08-2017
Como Citar
SILVA, L. C. K. G. da. Perspectivas em História da Ciência: A Revolução Científica e sua relação com o cristianismo. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 568–586, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73194. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.