“Praça de exemplar comportamento e estimado por seus superiores”: Notas de pesquisa sobre o cotidiano policial através de um processo crime (Porto Alegra/ fins do século XIX)

Authors

  • Giane Caroline Flores UNISINOS

Keywords:

Polícia, Etnia, Crime, Trabalho.

Abstract

O final do século XIX é um período marcado por diversas mudanças na sociedade brasileira, decorrentes, sobretudo, do processo de abolição da escravidão e a instauração da República. Uma dessas mudanças está relacionada com o controle do espaço urbano que deveria ser feito por uma instituição especializada e legitimada pela lei. Assim, a polícia ganha importância neste período não só como uma instituição fundamental para o Estado, como também uma via de inclusão social e entrada no mundo do trabalho para a população negra que via no serviço policial uma oportunidade de ascensão em uma sociedade fortemente marcada pelo racismo. Este artigo procura pensar sobre alguns aspectos do cotidiano destes indivíduos, repleto de conflitos, escolhas e restrições.

Palavras-chave: Polícia; crime; cotidiano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Giane Caroline Flores, UNISINOS

Mestranda em História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na linha de pesquisa Migrações, territórios e grupos étnicos. Possui graduação em História - Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando com os seguintes temas: escravidão, pós abolição, História do Trabalho, História Social, instituições de controle urbano.

Published

2018-03-01

How to Cite

FLORES, G. C. “Praça de exemplar comportamento e estimado por seus superiores”: Notas de pesquisa sobre o cotidiano policial através de um processo crime (Porto Alegra/ fins do século XIX). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 314–329, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/70821. Acesso em: 28 apr. 2025.