Controlar e reprimir: a criminalidade em Bragança-PA no início do século XX
Palavras-chave:
HISTÓRIA E CRIMEResumo
A manutenção da ordem pública que se consolidou em Bragança do Pará no início do século XX, constituiu-se pela aplicação de políticas de controle, vigilância e contenção a segmentos sociais populares no espaço urbano da cidade. Para as elites e autoridades bragantinas, ações populares que não estavam condizentes com os comportamentos e valores culturais que deveriam prevalecer em uma sociedade moderna, eram vistas como ilícitas e condenáveis. A documentação trabalhada levou a identificar o quanto uma parte da elite e os governantes de Bragança preocupavam-se com o aumento de indivíduos que sem ocupação ficavam vagando pela cidade perturbando a ordem social. Este artigo pretende abordar as estratégias de sobrevivência e o cotidiano popular envoltos em imposições regulamentares e de convivência. A pesquisa centra-se nas ações de um grupo de criminosos que agiam nos espaços urbanos da cidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-08-2017
Como Citar
SOUZA, A. B. Controlar e reprimir: a criminalidade em Bragança-PA no início do século XX. Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 81–96, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/70756. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.