Configurações políticas, articulações e estratégias de imigrantes e descendentes diante das mudanças decorrentes do Estado Novo no Rio Grande do Sul (1937 – 1945)
Palavras-chave:
Estratégias. Articulações. Estado Novo.Resumo
Pretende-se neste artigo apresentar e analisar como se desenvolveram as estratégias e articulações políticas de imigrantes alemães e seus descendentes durante o período do Estado Novo no Rio Grande do Sul. Para tanto, escolhemos como recorte espacial o município de Novo Hamburgo, abordando o processo de configuração política envolvendo grupos da elite local de confissão religiosa católica e evangélico-luterana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-08-2017
Como Citar
DOS SANTOS, R. L. Configurações políticas, articulações e estratégias de imigrantes e descendentes diante das mudanças decorrentes do Estado Novo no Rio Grande do Sul (1937 – 1945). Revista Aedos, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 418–438, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/70194. Acesso em: 28 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.