Avanços e retrocessos na luta por justiça no Uruguai pós-ditadura (1986-2013)
Palavras-chave:
Ditadura Civil-Militar – Lei de Caducidade - Justiça de Transição – Luta por justiça.Resumo
O presente artigo pretende compreender o surgimento e trajetória da luta por justiça no Uruguai após o fim da ditadura civil militar (1973-1985). Analisaremos o impacto da Ley de Caducidad (que impediu a realização de julgamentos dos crimes da ditadura), aprovada em 1986, bem como as consultas populares que buscaram referendar a legislação através do voto popular. A manutenção do legado autoritário da ditadura civil-militar uruguaia durante as décadas de 90 e 2000 começou a ser questionado pelo poder judiciário apenas partir da segunda metade dos anos 2000, trazendo modificações substanciais na luta por justiça no UruguaiDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-02-2017
Como Citar
DA COSTA MACHADO, P. Avanços e retrocessos na luta por justiça no Uruguai pós-ditadura (1986-2013). Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 209–228, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/69271. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.