Considerações sobre pensamento raciológico do século XIX e início do XX e seus reflexos no Brasil
Keywords:
Intelectuais, Raça, GêneroAbstract
Este artigo visa expor um panorama geral do pensamento raciológico do século XIX e início do XX trazendo como exemplo as concepções de Manoel Bomfim, intelectual que refutou as teorias raciais de sua época e de alguns eugenistas, em especial Renato Kehl, que reforçou tais percepções. Dessa forma, será realizada uma explanação sobre algumas teorias científicas do século XVIII surgidas na Europa como, por exemplo, o Evolucionismo, consolidado no século XIX e que serviu de base para diversas correntes raciais ressignificadas no Brasil. A partir das problemáticas eugênicas no Brasil também será brevemente analisada a questão de gênero.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-28
How to Cite
CARVALHO, J. A.; MACIEL, R. B. Considerações sobre pensamento raciológico do século XIX e início do XX e seus reflexos no Brasil. Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 128–150, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/69267. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Dossier
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.