A igreja, a casa e o cemitério: espaços praticados da morte entre os descendentes de ucranianos em Prudentópolis-PR (1923-2012)

Autores

  • Gabriel José Pochapski Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Adilçon Campigoto Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Palavras-chave:

Espaço, Morte, Ucranianos

Resumo

A cultura ocidental constituiu diversas relações com a morte, diferentes contextos possibilitaram construções no campo cultural e social ligados à finitude. O objetivo deste texto é analisar os espaços praticados que os ucranianos no município de Prudentópolis-PR estabeleceram com a morte entre 1923 e 2012. Prudentópolis na mesorregião sudeste do Paraná, recebeu no final do século XIX um elevado número de imigrantes ucranianos. Tal característica influenciou nas diversas relações com a morte seja na historicidade da constituição dos espaços, na religiosidade ou em práticas que entre permanências e transformações fizeram-se presentes entre os descendentes desta etnicidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel José Pochapski, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Paraná (2016). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação do Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior. Participa dos grupos de pesquisa Estudos em História Cultural (UNICENTRO) e Cartografias Contemporâneas: História, espaços, produção de subjetividades e práticas institucionais (UFRN). Desenvolve interesse pelas áreas de Teoria e Filosofia da História e História Cultural, atuando nos seguintes temas: corpo, gênero, processos de subjetivação, espaços e violências.

José Adilçon Campigoto, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR)

Possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1986), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor adjunto a da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: representação - região - fronteira - pastoral - movimento social - hermenêutica - ruralidade - saber e imaginário . Atualmente pesquisa os povos do sistema de faxinais e povos eslavos na região centro sul do Paraná. É professor permanente credenciado no Programa de Pós-graduação em História da UNICENTRO, na linha de pesquisa Regiões: espaços de práticas e relações de poder

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

POCHAPSKI, G. J.; CAMPIGOTO, J. A. A igreja, a casa e o cemitério: espaços praticados da morte entre os descendentes de ucranianos em Prudentópolis-PR (1923-2012). Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 167–191, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/66557. Acesso em: 28 mar. 2024.