“Precisa-se de uma menina de 12 annos de idade para cuidar de creança”: O trabalho Infantil na Primeira República (Porto Alegre/RS)
Abstract
O presente artigo propõe-se a investigar trabalho exercido por crianças no cotidiano urbano da cidade de Porto Alegre-RS, entre os anos de 1889 até 1927, período da Primeira República e pós-abolição da escravatura. O objetivo é analisar o desenvolvimento do trabalho de crianças através de anúncios, correspondências do Fundo de Polícia, e legislação vigente da época. Dentro de uma análise micro analítica, buscamos compreender a abordagem que os periódicos dedicavam as funções solicitadas para as crianças, às condições de trabalho e as relações sociais da época.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-27
How to Cite
RIBAS CRUZ, L. “Precisa-se de uma menina de 12 annos de idade para cuidar de creança”: O trabalho Infantil na Primeira República (Porto Alegre/RS). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 303–321, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/61078. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Dossier
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.