A atuação de profissionais negros no mercado de trabalho de Pelotas – um estudo a partir das Carteiras profissionais (1933 a 1942)
Palavras-chave:
Trabalhadores negros, Pelotas, DRT-RS.Resumo
A finalidade deste artigo consiste em apresentar alguns dos postos de trabalho em que estavam atuando a gente negra da cidade de Pelotas, entre os anos de 1933 a 1942. A fim de conhecer um pouco mais sobre a presença desses sujeitos no mercado de trabalho da região durante o governo Vargas. A principal fonte da pesquisa gira em torno de alguns documentos oficiais, como, a carteira profissional. Toda a documentação consultada está sob a guarda do Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da UFPel. E, compõe o acervo da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (DRT-RS) que outrora se encontrava no Núcleo de Pesquisa em História (NPH) da UFRGS. A partir dessa documentação se busca apenas as informações profissionais obtidas com a pesquisa, deixando de lado outras informações, como, por exemplo, pessoais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-12-2015
Como Citar
PEREIRA OLIVEIRA, Ângela. A atuação de profissionais negros no mercado de trabalho de Pelotas – um estudo a partir das Carteiras profissionais (1933 a 1942). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 169–189, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/58690. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.