Menoridade e trabalho no Rio de Janeiro da Primeira República (1889-1930)

Autores

  • Pedro Paulo Lima Barbosa Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Assis)

Palavras-chave:

Trabalho dos menores, Primeira República, Brasil.

Resumo

Neste artigo, procuramos discutir sobre o trabalho dos menores ao longo da Primeira República  (1889-1930), no Rio de Janeiro. Para tanto, utilizamo-nos de artigos de jornais e de livros de autores que tratam desta questão. À época, importantes setores da sociedade reivindicavam melhores condições de trabalho bem como a ação do Estado brasileiro no sentido de regulamentar o trabalho dos menores. Ao fazer isto, estas discussões e debates contribuíram para que houvesse uma mudança na concepção, na maneira de se pensar esse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Lima Barbosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Assis)

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Assis 2012), vinculado à linha Política: ações e representações. Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), vinculado à linha Cultura e Trabalho. Licenciatura Plena em História na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Assis-SP, 2001). Atualmente é Professor da Faculdade Santa Izildinha/UNIESP (Campus São Mateus). Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, História do Brasil Republicano, História das Ideias e do Pensamento Político.

Downloads

Publicado

2015-12-27

Como Citar

BARBOSA, P. P. L. Menoridade e trabalho no Rio de Janeiro da Primeira República (1889-1930). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 99–123, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/58630. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático