Jornais, estudantes e partidos políticos no Brasil oitocentista: a defesa do Partido Conservador nas edições de A Ordem (São Paulo, 1862)

Authors

  • Sandro Aramis Richter Gomes Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Relações de Poder Político-Institucionais, Cultura e Representações, Teoria da História e Historiografia

Abstract

Neste artigo é empreendido um estudo sobre a defesa do ideário do Partido Conservador elaborada pelos articulistas do jornal A Ordem, em 1862. Nesse quadro, o presente artigo comporta uma discussão sobre a natureza das ideias políticas e da atividade partidária de estudantes de Direito que não se tornaram lideranças políticas nacionais ao tempo do Império. Eles se tornaram, portanto, políticos de baixa projeção. Este artigo contém a análise do pensamento político de bacharéis que desenvolveram uma produção textual de forma episódica. De um lado, é destacado que a produção de um jornal era operacional para a atividade política dos bacharéis, no momento em que regressavam às suas províncias de origem. De outro lado, argumenta-se que os redatores de A Ordem situavam as ideias dos membros do Partido Liberal como ameaças à estabilidade política do Império. A implantação da República seria o real objetivo dos liberais. Os articulistas defendiam a monarquia e os preceitos da Constituição de 1824. Portanto, é evidenciado que o elogio à perenidade das instituições políticas era peculiar aos artigos veiculados naquele periódico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sandro Aramis Richter Gomes, Universidade Federal do Paraná

2013- em andamento. Doutorado em História. Universidade Federal do Paraná. Bolsista da CAPES. 2010-2012. Mestrado em História. Universidade Federal do Paraná. 2006-2009. Graduação em História. Universidade Federal do Paraná.

Published

2015-12-27

How to Cite

RICHTER GOMES, S. A. Jornais, estudantes e partidos políticos no Brasil oitocentista: a defesa do Partido Conservador nas edições de A Ordem (São Paulo, 1862). Revista Aedos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 448–474, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/58080. Acesso em: 29 apr. 2025.