Projeto Pomervida: vivências pedagógicas a partir de aspectos culturais locais
Palavras-chave:
Ensino, cultura local, pertencimento, diversidade.Resumo
O presente trabalho, objetiva-se discutira importância do desenvolvimento pedagógico ligado às práticas culturais, no sentido de que a vida humana é construída nas vivências cotidianas. Abre-se, assim, outro campo, onde as práticas pedagógicas tomam como ponto de partida as expressões da cultura, inspirados no modo de vida das pessoas. Com base nisso, pretende-se relatar experiências vivenciadas em uma Escola da zona rural do município de São Lourenço do Sul (RS), que utiliza como uma das metodologias de ensino e reconhecimento cultural, o seu próprio modo de vida, a sua cultura. Com base neste exemplo prático, pretende-se identificar, por meio de ações práticas já desenvolvidas, a importância de atividades pedagógicas diferenciadas em que o aluno começa a se perceber como sujeito histórico, tendo em vista que ao encontrar na História, os referenciais culturais da comunidade estudada e dos sujeitos envolvidos, propondo-se ações metodológicas capazes de apontar saberes e princípios de pertencimento, através da cultura local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.